terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sobre Ser Amigo.



O maior exemplo de amizade que tive, foi minha Mãe.
Que era amiga de fato:
Dos outros, do mundo, e de si mesma ...
Minha mãe tinha uns aromas mornos de sabonete que ficavam com ela por todo o dia.
E nós nos abraçávamos sempre, sempre
Eu a beijava com beijos muito estalados,
a menor menção de afastamento:
Quando ia a escola, ao trabalho, à esquina...
Quando simplesmente ia ficar só num canto qualquer da casa, e voltava a beijá-la ao retornar.
Ficávamos no colo uma da outra, e ríamos alto, muito alto, de tudo o que não sei mais rir...
E às vezes quando eu sentia dor, deitava a cabeça em seu colo e dizia que queria voltar ao útero, que estava cansada e tal...
E ríamos mais ainda dessa impossibilidade...
Às vezes ainda acordo aos sábados, e sinto o cheiro de bolo com essência de laranjas Que invadia a casa nestas manhãs, abraço os travesseiros e é quase bom...Só não é real.


O dia em que me disseram que ela ia morrer, foi quando abracei meu pai a única vez em que isso aconteceu em minha vida.
E minhas irmãs por uma das duas ou três em que o fiz.
Éramos uma família bastante atípica. Atípica e findante.
Não há abraços por aqui, nem beijos festivos de bom dia... Aqui não há Natal, aniversário... Ou almoço de Ação de Graças...E isso nem chega a ser triste, só é estranho. Estar só é estranho.


Talvez isso explique porque meus amigos são tão importantes, e  porque me preocupo tanto com o que sentem e pensam.
Talvez não...
Amizade, para mim, é um vínculo mais forte que os laços familiares. Isso porque a única família que realmente tive, foi também a melhor e mais fantástica amiga que poderia desejar.

9 comentários:

  1. Realmente muito interessante a ligação temática entre o que vc escreveu e o que eu tentei expressar ali. Na verdade o meu céu cai como todas as ilusões. Mais depois que elas caem fica tudo limpo e mais sincero pra um novo comesso. Sendo assim, ele cai pq tem que cair, como as folhas caem no outono para q venha a primavera. E o céu representa isso, este apoio que temos sobre nossas cabeças, mas q as vezes cai...
    Talvez seja essa a maior ligação q exista entre o que vc escreveu a dez anos atras e o que está la no blog: quando as ilusões caem o melhor a fazer e esquece-las e sair para a vida, para a chuva.

    Abraços e obrigado pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir
  2. Acho que partilho com vc um pouco desta experiência familiar, mais extranho é sempre extranho e nunca é o mesmo, mesmo sendo as familias tão parecidas.

    "E isso nem chega a ser triste, só é estranho."

    ResponderExcluir
  3. Flá, já havia falado como eu tinha achado esse texto lindo! Maravilhoso! Mas lendo os outros fiquei pensando: Como você consegue encaixar essas palavras difíceis que eu nem sabia o significado? Acho que é por isso que eu não consigo escrever poesia, meu vocabulário é meio pobrinho. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. "e sinto o cheiro de bolo com essência de laranjas"

    essa frase nunca mais saiu da minha cabeça...

    bjs lindona

    ResponderExcluir
  5. O maior exemplo de amizade que tive, foi sua mãe.
    Amizade e respeito.
    Ela era amiga de fato, dos outros, do mundo, e para minha sorte, de mim!

    Sua mãe nao me olhava com dó. Não me tratava diferente como as outras maes faziam. E nem ficava murmurando coisas sobre o lixo, que prefiro esquecer...

    Não é nada admiravel que ela fosse sua mae!
    Mae da minha melhor amiga, da minha 4a. irma, daqui para o resto da vida.

    Isso nem chega a ser triste...pq sei q escolheu bem, a tua familia, não a de sangue q está findando, ou já findou quando D.Neusa foi embora...Mas a q escolheu mesmo, e q me orgulho de fazer parte.

    Grande bju (azul) Muitas saudades
    Rafa

    ResponderExcluir
  6. E não há comentário que se possa fazer
    Nenhuma palavra a acrescentar
    Tão doce e tão duro
    Tão vida

    ResponderExcluir
  7. Incrivel como este sentimento serve para qq mae...para qq tempo...Te amo miga...Lindo...Kika

    ResponderExcluir
  8. Hoje eu senti uma saudade danada da sua mae.
    Dela fazer arroz doce e mandar um monte de potes para a gente comer (vc era fresca demais para comer arroz doce!).
    Lembro dos sucos esquisitamente gostosos que ela inventava - acho que o último foi abacaxi, com laranja e melancia!
    E lembro sempre de como nos abraçava e nos recebia bem, sempre... Assobiando embaixo do caquizeiro enquanto pintava flores e menininhas em toalhas...Ai, que saudade!

    Te adoro, tb to com suadades de vc
    Clau!

    ResponderExcluir
  9. Agradeço a Deus por ser sua amiga , e quero que saiba que vc mora em um lugar que cabe poucos , qeue é meu coração e sinto muito por não ter estado com vc (em alguns momentos de sua vida)mais agora não quero perder tempo por isso estou aque pra rirmos ou chorarmos juntas .
    Te amo muito
    Beeiijos .

    ResponderExcluir